Secretaria de Educação

Secretaria: Hellen Christine Pereira Carvalho Mattos

E-mail: educacao@guarara.mg.gov.br

Assessorar o Prefeito Municipal nos assuntos referentes à educação no Município;

Planejar e promover as metas e diretrizes da educação Municipal;

Acompanhar as atividades administrativas e pedagógicas das escolas Municipais;

Promover os meios de locomoção dos alunos da zona rural até as escolas;

Garantir a oferta de merenda escolar na rede Municipal de Educação;

Firmar convênios juntamente com o Prefeito Municipal na área da educação;

Promover cursos de reciclagem, palestras e seminários que visem o aprimoramento da educação no Município;

Incentivar, acompanhar e controlar o planejamento do projeto político – pedagógico da escola, tendo em vista as diretrizes definidas no plano de desenvolvimento da Escola;

Trabalhar de forma integrada com a Orientação Pedagógica.

 

Algumas ações fundamentais realizadas

O trabalho iniciou-se concomitante ao 1º dia útil do ano de 2013.

Organização do Processo de Autorização das Diretoras e Secretária Escolar junto à Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, documento este que possibilita os dirigentes de estabelecimentos educacionais responderem, assinando os documentos dos estabelecimentos de ensino sobre os quais são os responsáveis:

Daiane de Oliveira Meneguelli Delecrode  – Diretora da Escola Municipal Cebolinha

Rosilene da Silva Rocha – Diretora da Escola Municipal Ferreira Marques

Maria do Carmo de Oliveira Machado – Diretora da Escola Municipal Maria Inês Marques de Souza e Escola Municipal Girafinha

Regina Célia Silva Araújo – Secretária Escolar

Solicitação de compras diversas para a educação: Material Escolar (anual), Merenda Escolar (semestral), Materiais de Limpeza (anual), Material Gráfico e Cartuchos.

Cadastro do Órgão/Entidade e do Dirigente junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Algumas reuniões com as diretoras durante o mês de janeiro a fim de nos organizarmos para as atividades das escolas; estas reuniões tem-se repetido pelo menos 1 vez ao mês para orientações e acompanhamento pela SM Educação.

Contratação de uma professora de música, professores de apoio pedagógico para que no contra turno dê suporte aos alunos com maior dificuldade de aprendizagem: 1º ao 5º ano, Língua Portuguesa e Matemática, para as turmas do 6º ao 9º ano.

Organização do Processo de Abertura de Turma de Alfabetização de Adultos – EJA (Educação de Jovens e Adultos) que já está sendo oferecido na Escola Municipal Ferreira Marques, no turno noturno.

No dia 30 de janeiro – Reunião Geral da Educação com todos os professores e demais funcionários dirigida pela Secretária Municipal de Educação, sra. Hellen Christine Pereira Carvalho Mattos.

Nos dias 31/01 e 01/02 Reuniões dirigidas pelas diretoras e supervisoras de cada escola com seus professores e funcionários.

04/02/2013 – Início do ano letivo.

Reuniões diversas em Juiz de Fora, na Superintendência Regional de Ensino, uma delas com a finalidade de orientar o Secretário Municipal quanto ao cuidado à legislação.

O Prefeito Municipal de Guarará, sr. André Luiz Eufrásio assina Convênio com a Secretaria Estadual de Educação Programa de Intervenção Pedagógica (PIP Municipal). Através deste convênio, garante-se que a alfabetização acontecerá no tempo certo, sendo um Programa que fortalece o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa.

Assina também o convênio Manutenção e Custeio – Transporte Escolar 2013 e mantêm adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, 10 (dez) professoras efetivas, que lecionam para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental estão sendo capacitadas durante o decorrer do ano de 2013, inscritas como bolsistas na Capacitação pelo Pacto Nacional e outras ainda participam como ouvintes.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva e orienta a adesão dos diretores escolares aos Programas oriundos do MEC: Mais Educação, Formação Esportiva Escolar dentre outros que serão oferecidos e tenhamos a visão de que acrescentam  à educação, tão logo, as orientações são repassadas aos Gestores Escolares, responsáveis pela adesão de cada unidade escolar.

Ocorreram várias reuniões para reorganização do Regimento Escolar 2013 (fevereiro, março e abril) juntamente com as supervisoras e diretoras escolares, documento este, que após adequações à Resolução SEE nº 2197, de 26 de outubro de 2012 voltou à escola para que a comunidade tomasse conhecimento e foi protocolado para análise e aprovação na SRE (Superintendência Regional de Ensino).

Organização do Conselho de Alimentação Escolar, totalmente finalizado e dentro das orientações do FNDE e o Conselho do FUNDEB que está sendo regularizado. Órgãos estes de fundamental importância para o Controle e Acompanhamento das Aplicações Orçamentárias no âmbito municipal aos quais estão destinados, dentre outras funções.

Participação em várias reuniões de orientação sobre legislações e outros assuntos afins sob a Gestão da Controladoria Interna da Prefeitura.

Em abril/2013 foi realizada a apuração da frequência escolar dos alunos beneficiários do Bolsa Família e informada ao Ministério de Educação sob os cuidados da SM Educação.